O confinamento social que a sociedade angolana tem vindo a cumprir, como consequência da pandemia do COVID-19, resultou no aumento drástico de teletrabalho. Como consequência, foram criados vários perigos de cibersegurança para as empresas em Angola.  

Muitas empresas estão despreparadas e abrem oportunidades para os cibercriminosos proliferaram na sua actividade maliciosa. Segundo dados dos Centros Nacionais de Cibersegurança dos USA e UK, foram identificados os principais tipos de ataques cibernéticos a ocorrerem pelo mundo, durante o COVID-19.

 

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1. Phishing

Através de mensanges de email, SMS ou WhatsApp com conteúdo relacionado ao Covid-19. Estes atraem os usuários a clicar em links de sites de phishing, nos quais, informações pessoais ou financeiras são roubadas.

   

2. Distribuição de malware

Emails que solicitam que se abra um anexo ou baixe um arquivo que contém malware ou ransomware. É comum os remetentes fazerem-se passar por fontes oficiais, como a Organização Mundial da Saúde.

 

3. Registro de novos nomes de domínio

Emails e mensagens de phishing induzem a clicar em links para sites que roubam as credenciais dos usuários. Os internautas são encaminhados para uma página de "login falso", onde irão introduzir informações confidenciais de acesso

4. Ataques a sistemas de teletrabalho

Os Hackers estão a explorar as vulnerabilidades de sistemas como VPNs e sistemas de videoconferência. Enviam e-mails com links para arquivos maliciosos que pretendem ser convites para participar de uma videochamada.

   

5. Técnicas de password spraying

Usar passwords simples e fáceis de obter é uma práctica comum usada pelo usuários, que os cibercriminosos continuam a explorar.

Que medidas a sua empresa deve tomar para proteger-se?

Rever as políticas e procedimentos de segurança

Verificar se todos os sistemas de trabalho remoto estão atualizados com os patches e firewalls de segurança mais recentes

 

Protejer os dispositivos

Certificar-se de tomar medidas para proteger os dispositivos dos usuários, enquanto fora do local de trabalho.

 

Realizar cópias de segurança

Verificar se os funcionários estão a fazer backups de seu trabalho regularmente.

 

Formar e capacitar as  equipas de trabalho

Preparar os funcionários, através de formação e informação adequada, a estarem alerta e cientes dos riscos.

 

Oferecer assistência técnica de TI

Os colaboradores da empresa estão a trabalhar remotamente, mas é provável que continuem a precisar de apoio técnico informático.

    A GO4IT é especializada em cibersegurança. Se precisar de assistência ou informações sobre como melhorar a segurança informática da sua empresa, contacte-nos .
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