As contas nas redes sociais exigem protecção reforçada na segurança SaaS pelo facto destas apresentarem constantes fraquezas e vulnerabilidades
As redes sociais ajudam a moldar a identidade e a reputação de uma marca, não só pela conexão directa com os clientes, mas também pela partilha de conteúdo e construção de relacionamento.
No entanto, apesar do papel de alto perfil que essas contas têm, muitas organizações negligenciam a segurança das suas contas.
Muitas não têm as salvaguardas para impedir o acesso não autorizado, uma situação que nenhuma organização deseja, pois pode rapidamente se transformar em danos à reputação e perdas financeiras.
Com o impacto tão alto, a necessidade de um profundo entendimento dos riscos das redes sociais, bem como de como proteger a conta de redes sociais de uma organização, são mais cruciais do que nunca. Este artigo mergulha nos detalhes das contas de redes sociais, como as redes sociais l pode ser mal utilizada e como se proteger.
Camadas para aceder às redes sociais
Plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn normalmente têm duas camadas de acesso.
- Página pública: onde as marcas publicam conteúdo e interagem com os usuários;
- Conta de publicidade: usada para executar campanhas de anúncios segmentadas e gerar leads, geralmente vinculados a métodos de pagamento.
Essas duas camadas são interceptadas, mas operam de forma independente. Cada página tem suas próprias funções de acesso, permissões e definições de configuração. As permissões são frequentemente concedidas a agências externas, que lidam com diferentes aspectos das redes sociais. Identidades não humanas, como plataformas de gerenciamento de redes sociais, podem ser publicadas em nome de empresas, executivos e funcionários de alto perfil. Monitorar essas duas camadas é essencial, pois cada camada permite que os usuários publiquem em nome da marca.
Três principais riscos de seguranças em contas de redes sociais
As plataformas de redes sociais são tipicamente gerenciadas por múltiplos stakeholders internos e externos. Esse tipo de acesso disperso permite que, se não for gerenciado adequadamente, as “chaves” potencialmente caiam nas mãos erradas. Usuários não autorizados podem então fazer alterações, postar ou comentar em nome da marca sem aprovação, o que tem o potencial de causar danos à reputação e outros tipos de danos.
Além disso, a má governança de contas de redes sociais pode levar a acusações quando algo dá errado. A falta de visibilidade sobre quem está fazendo o quê expõe as organizações a ineficiências operacionais e ameaças à segurança.
Em terceiro lugar, aqueles que ganham acesso às contas de anúncios podem administrar mal ou apropriar-se indevidamente de recursos. Com contas de anúncios conectadas a um mecanismo de pagamento aprovado, um agente de ameaça pode lançar campanhas de anúncios caras promovendo uma agenda diferente. É preciso configurar correctamente os usuários e permissões da conta de anúncios, pode gastar todo um orçamento de marketing e causar danos à reputação.
Mitigação de riscos com a SSPM
As ferramentas SaaS Security Posture Management (SSPM) não são tradicionalmente usadas para proteger contas de redes sociais, no entanto, as principais plataformas SSPM têm a capacidade e devem ser utilizadas para fazer exactamente isso. Essas integrações fornecem visibilidade centralizada para que os gerentes de redes sociais e as equipes de segurança tenham visibilidade dos usuários, seus níveis de acesso e suas permissões. Isso criará um modelo de governação mais forte para proteger melhor esse ecossistema social.
Um SSPM também pode executar verificações de segurança para identificar configurações de alto risco. Isso garante que as contas tenham limites de gastos em vigor e fornece visibilidade sobre quais usuários internos e externos podem acessar mecanismos de pagamento dentro da plataforma.
Os recursos de detecção e resposta a ameaças de identidade (ITDR) também podem detectar actividades incomuns nessas contas, permitindo uma resposta em tempo real a ameaças iminentes.
Formas de manter a segurança nas redes sociais
O monitoramento de contas de redes sociais permite que as empresas se protejam nos seguintes casos de uso.
Controle sobre publicação e engajamento: garanta que somente usuários autorizados possam postar, comentar e interagir em nome da marca
Monitore agências e colaboradores externos: defina limites e obtenha transparência sobre o comportamento do usuário externo
Gerenciamento de recursos de marketing: verifique os limites de gastos e controle o acesso do usuário para mitigar o risco de gastos não autorizados
Auditorias de actividade de conta: detecte e interrompa comportamentos incomuns ou de alto risco
Proteja a sua presença social com SSPM
O cenário digital está em constante mudança e, com ele, a natureza das ameaças. As redes sociais agora desempenham um papel crucial na marca e reputação de uma organização, tornando imperativo proteger essas contas como parte de uma estratégia de segurança SaaS abrangente. As integrações das redes sociais SSPM oferecem a visibilidade, o controle e a protecção necessária para salvaguardar esses activos essenciais.